• Clínica Vive La Vie

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ANOREXIA, COMPULSÃO ALIMENTAR E VIGOREXIA?

De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, 1% da população mundial – cerca de 70 milhões de pessoas – sofrem com transtornos alimentares, tema esse que merece atenção especial.

👉 A começar pela Anorexia, o paciente acredita estar acima do peso,tendo uma visão distorcida do próprio corpo. O problema é que, desejando a perda de peso, permanece em jejum por longos períodos ou comendo quantidades muito menores do que o ideal às suas necessidades individuais. O resultado é o emagrecimento além do indicado.


Esse transtorno alimentar pode apresentar sintomas como: peso corporal extremamente baixo (perda de massa e gordura), restrição alimentar severa, gastrite, descamação e pele seca, hipotermia, anemia e, no caso das mulheres, inibição do ciclo menstrual.


👉 Já a Compulsão alimentar é um dos distúrbios alimentares mais comuns. Pode ser visto em pessoas que perdem o controle sobre o consumo de alimentos. Ao contrário da bulimia e anorexia nervosa, as pessoas com transtorno compulsivo, após os períodos de compulsão alimentar, não seguem comportamentos compensatórios (como exercício físico excessivo ou jejum).


É comum os pacientes geralmente terem sobrepeso ou obesidade. O fator preocupante é que eles são as pessoas com maiores riscos de desencadear doenças cardiovasculares e pressão arterial elevada.


👉 E a Vigorexia, do que se trata?


Este é um transtorno de ansiedade comum às pessoas do sexo masculino, que faz com que o paciente tenha uma distorção de sua imagem, enxergando-se mais “fraco” do que realmente está e, assim, recorre à prática intensa de exercícios físicos intensos sofrendo uma compulsão pelo aumento de massa. Outros sintomas são: tendência à automedicação, métodos extremos de treino; dietas rigorosas e abuso do uso de esteróides.


🔸 Ao primeiro sinal de transtorno alimentar é fundamental contar com um apoio psicológico especializado para iniciar o tratamento e evitar demais riscos à saúde.



⚜ Conte com o nosso corpo clínico! 😊

(11) 3539-2988 | (11) 98390-5442