• Clínica Vive La Vie

O QUE É A DOENÇA CELÍACA? EXISTE TRATAMENTO?

A doença celíaca é autoimune, ou seja, gera uma reação imunológica ao Glúten e causa uma grave inflamação no intestino que pode levar à desnutrição por má absorção de nutrientes.

Aliás, o Glúten é um assunto polêmico e há tempos é o grande culpado por várias dietas como o “vilão do sobrepeso”. Presente em alimentos que fazem parte da dieta da maioria da população, como trigo, aveia, centeio, cevada e malte, é ele quem dá consistência em pães e derivados. 🤔 Como essa doença afeta os celíacos? 👇 Partículas não digeridas das proteínas do Glúten conseguem atravessar a parede intestinal. Isso desencadeia uma reação do sistema imunológico, que age agredindo as células da camada superficial do intestino delgado e gerando uma inflamação. Com o tempo, o distúrbio destrói as vilosidades do intestino (aquelas saliências que absorvem nutrientes e são parecidas com a camada interna do maracujá). 🔸 Sintomas: Diarreia crônica (por mais de 30 dias), vômitos, aftas, distensão abdominal, falta de apetite e, em casos graves, desenvolve até mesmo osteoporose e anemia. 🔸 O Glúten também está restrito às pessoas que têm Dermatite herpetiforme, sensibilidade e/ou ao glúten e em alguns casos de síndrome do cólon irritável. 👉 Atenção: a Doença Celíaca é incurável e seu único tratamento é eliminar o Glúten da dieta! As pessoas saudáveis devem ter um balanceamento da proteína, mas não extingui-la do cardápio.

Procure um médico para acompanhar as suas necessidades e restrições nutricionais de forma individualizada. 🙋‍♂ Venha conhecer a Vive La Vie. 📆 Agendamentos via 📞 (11) 3539-2988 | 📲 Whats (11) 98390-5442 .

5 visualizações