• Clínica Vive La Vie

Não consigo emagrecer porque meu metabolismo é lento?



A verdade é que a culpa sempre cai em cima desse coitado, o tal Metabolismo, que está ali quietinho, na dele, e todo mundo quer acelerá-lo. 😂😂😂 Mas você sabe - de verdade - o que é Metabolismo e como ele funciona? . É o conjunto de reações bioquímicas e processos físicos que ocorrem no organismo para mantê-lo funcionando. Trocando em miúdos, é a troca de energia que nossas células fazem para nos manter vivos. 👉 Quer saber mais? 1. Anabolismo - De forma bem simplificada, sua função é construir ou sintetizar proteínas e moléculas estruturais e funcionais provenientes de outros compostos menores, os aminoácidos, capturando energia para que isso ocorra.

Alimentos ou suplementos nutricionais permitem que o tecido muscular receba tal energia e, quando os indivíduos não consomem comida suficiente (gasto calórico maior que demanda energética), o efeito do anabolismo é anulado pelo catabolismo. 🔸 DICA: Para ganhar massa muscular consuma alimentos nutritivos ao longo do dia antes e depois da atividade física. Para saber quais, é importante calcular sua taxa metabólica basal, sono, tempo e intensidade de treinamento.

2. Catabolismo - Esse processo significa fase do metabolismo em que ocorre a degradação pelo organismo das macromoléculas nutritivas, com liberação de energia. Se o objetivo é perder de gordura, busque orientação profissional sobre esse processo. 🔸 DICA: No caso de ganho ou manutenção da massa muscular para o emagrecimento, é necessário que a soma total calórica seja negativa, ou seja, o seu gasto calórico deve ser maior do que a quantidade de energia capturada pelo seu corpo. .

Use essas informações para conhecer o assunto e tirar as dúvidas pertinentes com o seu médico e/ou nutricionista.


E lembre-se: não tente equilibrar o seu metabolismo sozinho, pois há a necessidade de exames bioquímicos, anamnese e exame físico em consultas, ok? 😉

13 visualizações