• Clínica Vive La Vie

MELASMA X MELANOSE: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?

Apesar dos nomes parecidos e de ambas serem caracterizadas por manchas na pele, Melasma e Melanose não são iguais.

Veja as diferenças:


🔸 Melasma é um distúrbio de pigmentação da pele que afeta mais frequentemente mulheres e pode ser precipitado por predisposição genética, alterações hormonais, gravidez, uso de anticoncepcionais orais e principalmente pela exposição solar. .


▪ Apresentam-se como manchas escuras ou acastanhadas, normalmente no rosto, mas pode acometer os braços, pescoço e colo.


👉Pode ser classificado como:


◼ Epidérmico ( pigmento mais superficial, tende a responder melhor aos tratamentos)

◼ Dérmico ( pigmento mais profundo);

◼ Misto.

◼ O melasma não tem cura, porém há diversos tratamentos disponíveis para estabilizar e controlar este distúrbio.


🔸 As Melanoses solares, conhecidas como “manchas senis”, são pequenas manchas acastanhadas localizadas em áreas expostas ao Sol, geralmente múltiplas, resultantes do dano solar cumulativo, sendo mais comumente observada em pessoas com idade mais avançada e de pele mais clara, que se expuseram à radiação ultravioleta ao longo da vida sem proteção.


▪ Existem várias alternativas de tratamento para as melanose solares como Cauterização Química, Criocirurgia, Dermoabrasão, Peelings Químicos, Luz Intensa Pulsada e alguns lasers.


👉 Atenção: Os tipos de manchas que podem surgir são vários e cada um deles exige um tratamento específico, a depender do tipo e da gravidade. Por isso, somente um médico Dermatologista pode identificar, diagnosticar e indicar o melhor tratamento caso a caso.



🙋 Conte com o apoio do corpo clínico da Vive La Vie.

📞 (11) 3539-2988 | 📲 Whats (11) 98390-5442