• Clínica Vive La Vie

MAQUIAGENS VENCIDAS FAZEM MAL PARA A PELE? MITO OU VERDADE?


Batons, base, rímel, sombras e uma infinidade de cores. Difícil encontrar a mulher que não se rende esses cosméticos, não é mesmo?


O problema, na verdade, são aqueles que ficaram esquecidos na gaveta e acabaram passando do prazo de validade.


Nosso assunto de hoje é quanto à importância de se observar a validade quando for usá-los novamente, não somente pelo efeito estético que proporcionam, mas também devido aos possíveis problemas que podem ser causados à saúde da sua pele.


Esse armazenamento além do tempo previsto pode favorecer a proliferação de bactérias e fungos, principalmente naqueles já utilizados. Veja alguns exemplos:


💄 Produtos faciais vencidos, com longo tempo de estocagem ou até mesmo uma má qualidade, podem desencadear infecções, alergias, dermatites e acne.


💄 Nos lábios, pode causar infecções por fungos, como candidíase, ou por bactérias, além de contaminações virais, tais como herpes e mononucleose. Esses quadros podem ocorrer em toda a área de mucosa, por terem maior capacidade de absorção.


💄 A região dos olhos é bastante sensível, podendo estar mais sujeita às possíveis irritações. Neste caso, até mesmo o simples contato de um lápis delineador vencido, por exemplo, pode ser o meio de contato para ocasionar conjuntivites, um quadro cujos sintomas causam desconforto, vermelhidão e inchaço ocular.


Uma boa dica é guardar as maquiagens bem tampadas, em locais com pouca variação de temperatura e isentos de umidade para evitar a deterioração das fórmulas.


🔸 Caso esteja sentindo qualquer um desses sintomas, não hesite em procurar seu médico de confiança, para avaliar e tomar os devidos cuidados de acordo com o diagnóstico.



👉 E você, já utilizou maquiagens após a data de validade?