• Clínica Vive La Vie

9 sintomas de Hipotireoidismo facilmente confundidos com a Menopausa


Hoje nosso assunto é para as mulheres: Vocês sabem qual é a diferença entre Menopausa e Hipotireoidismo? 🤔 Estudos já constataram que as disfunções da Tireóide, uma glândula tão importante que promove o equilíbrio hormonal do nosso corpo, afetam com muita frequência mulheres entre 40 e 50 anos.


O que realmente é importante neste assunto, é que tais disfunções são confundidas com os sintomas da tão conhecida Menopausa, pois são os mesmos que ocorrem nos casos de hipotireoidismo e, em ambos os casos, têm alta incidência na mesma faixa etária. São as alterações nos níveis de Estrogênio e Progesterona durante a Menopausa e a diminuição dos hormônios tireoidianos no hipotireoidismo que causam muitos dos sintomas comuns às 2 situações acima e influenciam negativamente no funcionamento de todos os hormônios no organismo feminino. 👉E quais são os sintomas mais confundidos? 🔸Alterações ósseas (aumento do risco de osteoporose); 🔸Acúmulo de gordura; 🔸Alteração da menstruação; 🔸Diminuição da libido; 🔸Queda de cabelos; 🔸Unhas quebradiças; 🔸Pele seca; 🔸Diminuição da energia; 🔸Alterações do humor e desinteresse em atividades que antes eram prazerosas, podendo gerar transtornos de ansiedade e depressivos. Por isso, se você está nesta faixa etária, o ideal é que faça um bom acompanhamento dos seus níveis hormonais com um médico de confiança e, se identificar o Hipotireoidismo, busque tratamento para reequilibrar esses hormônios.


É assim que colocará fim ou amenizará esses sintomas tão inconvenientes e conquistará uma melhor qualidade à sua saúde! 😉

8 visualizações