• Clínica Vive La Vie

DESCASQUE MAIS, DESEMBALE MENOS: POR QUE REDUZIR O CONSUMO DE INDUSTRIALIZADOS?


Você já parou para pensar no quanto a alimentação pode interferir na sua saúde? 🤔


Com certeza já comemos ou conhecemos alguém que tem o hábito de consumir os famosos lanches “fast food”. Vendidos com a ideia de praticidade, a verdade é que podem ser muito prejudiciais ao nosso organismo, devido aos seus aditivos como acidulantes, adoçantes e aromatizantes, que realçam tanto o sabor, quanto seu aroma. 🍔


▪ Os acidulantes causam a descalcificação de ossos e dentes, já os conservantes e antioxidantes costumam afetar as funções gastrointestinais, podendo causar alergias, além de aumentar o nível do Mau Colesterol (LDL) no sangue.


▪ Grande parte dos alimentos industrializados possuem muitas calorias e valor nutricional baixo, ou seja, são calorias vazias, aquelas que provocam o aumento do peso corporal e não nutrem o organismo. Além disso, tais conservantes causam uma espécie de “vício” em quem os consome com frequência.


▪ Devido ao alto teor de gordura trans e substâncias químicas, o excesso no consumo de produtos industrializados podem causar alterações nas células, levando a inflamação e aumentam o risco de câncer.


▪ Os sintomas desse tipo de alimentação costumam ser: cansaço frequente, falta de energia, dificuldade de concentração, ganho de peso, como já comentado, e disfunções até mesmo hormonais, desencadeando quadros sérios como a Resistência Insulínica.


👉 Cuide do que você tem de mais valioso: sua saúde!


Para isso, Faça refeições coloridas, nutritivas e variadas, aumente a ingestão de água e equilibre a alimentação com uma rotina de atividades físicas, além de manter um bom acompanhamento com um médico e um Nutricionista que podem lhe indicar o melhor caminho, de acordo com as suas necessidades individualizadas!