• Clínica Vive La Vie

É VERDADE QUE OS DISTÚRBIOS DA TIREOIDE CAUSAM GANHO DE PESO?

Você alguma vez já ouviu alguém dizendo: “Não emagreço pois tenho problema na tireoide’’?

👉Quando as pessoas dizem isso, estão se referindo ao Hipotireoidismo, ou seja, a baixa produção de hormônios tireoidianos. Quando isso acontece, o organismo funciona de forma mais lenta de modo geral, veja:


▪️O coração bate mais devagar, o intestino fica preso, há a sensação de cansaço constante, sonolência, dores musculares e articulares, pele seca, ganho de peso, aumento nos níveis de Colesterol no sangue e, até depressão.


Nesse caso, mesmo que o paciente realize atividades físicas frequentes e balanceie a dieta do modo correto, o organismo perde muito menos energia do que o esperado e a balança acaba mostrando o peso do corpo somado à retenção de líquidos.


👉Uma vez controlado o Hipotireoidismo (através da regulação dos hormônios tireoidianos) essa desaceleração metabólica é controlada, levando ao aumento da taxa metabólica basal (TMB) e à normalização do funcionamento dos órgãos antes afetados.


O problema é que muitas pessoas “super diagnosticam” ou, em muitas vezes, não têm o diagnóstico de Hipotireoidismo, mas mesmo assim o julgam como se fosse o real gerador do excesso de peso.😬


Estudos já apontaram que a obesidade está associada ao diagnóstico de Hipotireoidismo em menos de 5% dos casos e que pessoas com esse diagnóstico aumentam o peso em no máximo 10%.


👉A boa notícia é que, quando esse paciente é devidamente tratado, pode voltar a perder peso, desde que alie o tratamento à prática de atividades físicas e mantenha uma alimentação sob a medida de suas necessidades, levando sempre em consideração o balanço energético negativo no caso de perda de peso. 😊


▪️É recomendável fazer um acompanhamento multidisciplinar, realizando exames e tratando o corpo como um todo. Conte com o corpo clínico da Vive La Vie! .



📞 (11) 3539-2988 | 📲 Whats (11) 98390-5442